Pular para o conteúdo


DICAS

Assuma o controle das suas finanças pessoais. Para ajudar você, o IAPP selecionou uma série de publicações e dicas valiosas.

DICAS DE FINANÇAS

Assuma o controle das suas finanças pessoais. Para ajudar você, o IAPP selecionou o site como Investir de autoria da ANBIMA com dicas valiosas.

INCENTIVO TRIBUTÁRIO

Uma das grandes vantagens que você tem em investir no futuro por meio do Instituto Ambev é o incentivo tributário vigente. Por ele, é possível deduzir, da base de cálculo do imposto de renda, as contribuições feitas ao IAPP, no limite de 12% da renda bruta anual do participante que usa o modelo completo de declaração (no modelo simplificado, as deduções relativas à previdência privada entram no desconto padrão de 20%). Aproveitar o incentivo tributário, no limite dos 12%, é simples. Se sua renda bruta anual é proveniente somente dos ganhos salariais e seu percentual de contribuição básica é de 2%, por exemplo, aumente-o para o máximo permitido, de 8,5%. Se ainda assim ficar abaixo dos 12% do limite, faça contribuições adicionais, complementando a diferença.

DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA

Anualmente, entre os meses de março e abril, toda pessoa física não isenta de imposto de renda deve preencher e entregar à Receita Federal a declaração de ajuste anual de IR.

Modelo completo de declaração: Se você faz uso do modelo completo da declaração e contribuiu para o plano no ano anterior, precisa:

    - Informar os dados previdenciários no campo Pagamentos e Doações Efetuados
    - Informar apenas o total de contribuições reaulzadas ao plano
    - Informar a razão social e o CNPJ do IAPP, que são, respectivamente:
  • Razão social: Instituto Ambev de Previdência Privada
  • CNPJ: 30.487.912/0001-09

Importante: Para você que é participante ativo, o total de contribuições que fez ao plano está no Informe de Rendimentos, entregue por sua empresa na semana anterior ao início do prazo para realização da declaração. Para você que é participante autopatrocinado, o total de contribuições que realizou ao plano está no Informe de Rendimentos, entregue pelo IAPP no mesmo período.

Modelo simples de declaração: No modelo simples de declaração, as deduções relativas aos investimentos feitos em planos de aposentadoria privada fazem parte do desconto padrão de 20%. As contribuições, nesse caso, não precisam ser informadas. Para mais informações sobre a declaração de ajuste anual de imposto de renda, acesse o site da Receita Federal, clique aqui!

Acesse a página da B3 sobre Educação Financeira => Aqui

CARTILHA DO PARTICIPANTE

Essa cartilha, elaborado pela PREVIC – Superintendência Nacional de Previdência Complementar, órgão do Ministério da Previdência Social, tem como objetivo apresentar aos participantes de planos de previdência as principais informações sobre o funcionamento dos fundo de pensão.